quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O desporto espanhol


O ano de 2008 foi fabuloso para o desporto espanhol, o ano de 2009 começa bem com a vitória de Rafael Nadal no Torneio de Ténis australiano.

Um tal sucesso desportivo deixa algum sabor amargo, dada a falta de empenho das autoridades espanholas na luta contra o doping. Lembram-se do escândalo Puerto? Segundo a imprensa, na altura, mais de meia centena de atletas estariam envolvidos, muitos deles espanhóis. Do que se sabe hoje, apenas alguns ciclistas (nenhum deles espanhol) foram apanhados na rede Puerto (nomedadamente Jan Ulrich, Ivan Basso).

Numa entrevista recente, Cristina Perez, mulher do dr. Fuentes, principal implicado no escândalo Puerto, fez declarações espantosas (ou talvez não). Declarou numa entrevista ao jornal "La Provincia" ser uma caixa de Pandora que, se um dia se abre, faria cair o desporto (Soy una caja de Pandora que, como me abra un día, el deporte se cae abajo, pero por respeto a mis compañeros, a la gente que se está sacrificando, me mantengo callada, aunque yo hablaría para hundir a todos los que están metidos en este mundillo, desde el Consejo Superior de Deportes al organismo más pequeño). A entrevista está disponível aqui.

O doping não é um problema unicamente espanhol, mas as vitórias desportivas espanholas seriam mais credíveis sem esta desagradável sensação de impunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário