sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

De luto

Não é portuguesa, mas morreu em Portugal: Kamila Skolimowska, lançadora do martelo, medalha de ouro em Sidney, faleceu no Algarve, onde se encontrava a preparar a próxima temporada.

Para os amadores do atletismo, este é mais um dia de luto, mas também de interrogações: como é possível?

E para um benfiquista como eu, traz à memória as imagens trágicas da morte em directo de Miklos Fehér.

Como recorda o Público de hoje,
a morte de Skolimowska acontece praticamente um mês depois do falecimento súbito do melhor corredor de 800m alemão, René Herms, devido a paragem cardíca, e mês e meio após o falecimento, também por falha cardíaca, de Jani Lehtonen, o ainda recordista finlandês do salto com vara, aos 40 anos de idade. É mais uma tragédia para uma longa lista da qual o facto mais famoso foi a morte aos 38 anos, em 1998, de Florence Griffith-Joyner, a americana que continua a deter os máximos mundiais femininos dos 100 e 200 metros.

Noutro registo, dado que já não tem a ver com a alta competição, li algures (não me recordo onde) que na última Maratona de Nova Iorque faleceram quatro participantes, o que representaria uma taxa de mortalidade 4 vezes superior à média nas maratonas. Fenómeno pontual, sinal do envelhecimento do pelotão ou falta de preparação?

3 comentários:

  1. Acho que a morte dos atletas de elite etá relacionada a ingestão de "remédios" para melhorar a performance.
    Uma das mortes da Maratona de NY foi de um brasileiro. Não sei o que foi. Ele tinha mais de 50 anos e corria em um grupo da empresa.

    ResponderEliminar
  2. Caro Fernando
    como diz e muito bem o atletismo está de luto, claro que faz confusão como é possível isto acontecer em atletas de alta competição, mas acontece...
    Meu caro assisti em directo à morte do "Miklos" e chocou-me profundamente.
    António Almeida

    ResponderEliminar
  3. Pois, para quem assistiu em directo ao último sorriso do Fehér, vai ser impossível esquecer.
    Independentemente de clubismos...
    Um abraço.

    ResponderEliminar