terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Balança, para que te quero?!



Segundo os últimos dados referentes à União Europeia, 40% dos adultos têm excesso de peso e cerca de 10% podem mesmo ser considerados obesos.

Muitas das pessoas com excesso de peso já tentaram todas as dietas possíveis e imaginárias, sem sucesso. Algumas acabarão provavelmente por tentar perder alguns dos quilos a mais através da corrida. A ideia é boa, mas a decepção pode estar à espreita, depois de um eventual entusiasmo inicial. Com efeito, depois de uma boa corrida, a balança acusará algumas centenas de gramas a menos, mas essa perda não dura: no dia seguinte o peso voltará ao normal. Os gramas a menos na balança são essencialmente constituídos por glicogénio, cuja reserva será integralmente reconstituída na refeição seguinte.

A única perda de peso duradoura é a perda de gordura, mas esse é um processo extremamente lento. Assim, só para dar uma ideia: uma hora de corrida representa uma despesa calórica mais ou menos equivalente a um Big Mac, dependendo evidentemente do peso do atleta e da velocidade da corrida.

Perder peso através da corrida é possível, é até garantido a longo prazo, mas exige paciência e perseverança. Correndo todos os dias (ou frequentemente) põe-se em marcha uma série de mecanismos que participam na perda de peso e cujo efeito se adiciona às calorias queimadas durante o exercício: o organismo secreta mais hormonas, que elevam o metabolismo, assim consumindo mais energia, mesmo durante o descanso.

Em resumo, não basta dar umas corridas para perder peso, é necessário fazê-lo com regularidade.

Nestas coisas, não há soluções milagrosas e pode até simplificar-se a questão dizendo que para emagrecer basta que as calorias consumidas excedam as calorias ingeridas. Isto é obviamente verdade, com a ressalva de que só a longo prazo se medirão efectivamente os efeitos. Sabia, por exemplo, que para se engordar 500g num ano basta ingerir por dia 15 calorias a mais do que o necessário, ou seja, o equivalente a um pacote de açúcar?. Obviamente, o exemplo também éválido ao contrário: um balanço negativo de 15 calorias por dia resultará em 500g a menos no próximo Réveillon.

Aqui ficam ainda algumas dicas para aumentar as possibilidades de perder os quilos em excesso:

1. Correr o mais tarde possível depois da refeição: assim haverá menos glicose no sangue e consumir-se-ão, portanto, mais gorduras.

2. De vez em quando, fazer uma corrida em jejum. Aconselha-se no entanto a ter disponível alguns alimentos energéticos para o caso de hipoglicémia.

3. Beber muita água durante todo o dia. Água, não limonadas ou outras bebidas desse généro! A água é óptima para a recuperação e aumenta ligeiramente o metabolismo.

4. Limitar ou reduzir inteiramente os produtos industriais de sabor doce. Se necessário, optar antes por uma peça de fruta.

5. Comer moderada e lentamente. A sensação de saciedade demora mais ou menos 20 minutos a instalar-se.

1 comentário: