terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Batoteiros

Batoteiros no desporto, há pelo menos tantos como na política ou na religião (não há motivo para apenas bater nos políticos).
A forma mais corrente de batota é obviamente o doping, presente no desporto desde sempre, mas que atinge hoje em dia um nível de sofisticação (e de perigosidade para os atletas) nunca antes visto.
No entanto, há também batoteiros mais tradicionais. Assim, na última maratona de Paris, alguns participantes foram encontrados no metro, fazendo parte do percurso comodamente sentados e aparecendo na última parte do percurso, frescos que nem uma alface. Basta ver a longa lista de desqualificados, disponível aqui. Todos eles aparecem registados em alguns pontos de controlo(no princípio e no fim da corrida), mas não em certos pontos intermédios. Com a publicação imediata dos resultados e a fotografia à chegada, o truque pode ser eficaz: os amigos e a família não irão alguns dias depois verificar a lista de desqualificados, para confirmar.

Recentemente, um novo caso foi desmascarado, em que o "atleta" pura e simplesmente corria parte do percurso em VTT. Mais eficaz do que o metro porque assim o "chip" é efectivamente registado em todos os pontos de controlo. Neste caso, for a persistência de outro atleta surpreendido pela performance que permitiu descobrir a coisa. E tal passou pela visualização das imagens vídeos de todos os pontos de controlo, disponíveis na internet.

O mais incompreensível nestes casos é que não se trata de atletas de elite, não existem mihões de euros em jogo. Muitas vezes, a mentira apenas lhes serve para impressionar a família e os amigos...

Voltaremos ao tema dentro em breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário