quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Igualdade de oportunidades



É bom não esquecer que, na corrida da vida, nem todos partem com as mesmas chances. Os homens não são todos iguais e entre homens e mulheres a igualdade não passa ainda de um objectivo... longínquo!
Aqui fica, antes do 8 de Março porque não gosto muito de celebrações rituais, este poster da Confederação Europeia dos Sindicatos.

O poster pretende recodar e combater uma triste realidade: na União Europeia, em média, as mulheres ganham menos 17% do que os homens por cada hora de trabalho. Neste aspecto, pelo menos, Portugal não está nada mal, a diferença média de salários entre homens e mulheres é inferior à média europeia, situando-se abaixo dos 10%. Para quem estiver interessado, há uma comunicação da Comissão Europeia sobre o assunto, que data de Julho de 2007.

Esta injustiça está longe do fim, as estatísticas mostram que, ao ritmo actual, seriam necessários mais de 100 anos para que os salários de homens e mulheres fossem iguais. É, pois, necessário pôr termo a esta situção escandalosa!

O cartaz da CES foi desenhado por um artista belga de muito talento: Pierre Kroll. Para quem se interessa por política (e essencialmente para quem acompanha o imbróglio institucional belga), os desenhos do Pierre Kroll no diário Le Soir são de morrer a rir!
Aqui fica um para aguçar o apetite.

1 comentário:

  1. Olá, cheguei aqui pelo blog: http://corridaeoutrasninharias.blogspot.com/
    Te adicionei.
    abs, luso-brasileiros.

    ResponderEliminar