quinta-feira, 7 de maio de 2009

Reescrever a história

Mais uma incursão em matérias extra corridas. Perdoem-me os que não se interessam por estas coisas, mas afinal nem só de corrida vive o homem.

No blog Causa Nossa, a eurodeputada Ana Gomes relata o que se passou ontem no PE a propósito do chamado relatório Estrela sobre a protecção da maternidade.

O relato de Ana Gomes é parcial, esquece que o que aconteceu era perfeitamente previsível e até inevitável. A eurodeputada Edite Estrela não fez aquilo que é necessário fazer no PE: negociar, encontrar soluções de compromisso que possam ter o apoio dos dois grandes grupos políticos, PSE e PPE.

Ao não fazê-lo, apresentou-se em sessão plenária com um projecto que era objecto de numerosas propostas de alteração e que tinha na véspera sido rejeitado praticamente em bloco pela Comissão Europeia. Acabou duplamente derrotada: é que o seu relatório nem sequer foi votado, foi reenviado em Comissão parlamentar, tudo terá de recomeçar do zero com o novo Parlamento Europeu.

Edite Estrela e o PSE deveriam evitar fazer o papel de vítima numa matéria em que apenas se podem queixar de si próprios.

Numa coisa estou de acordo com Ana Gomes: o que se passou mostra a importância do PE e, logo, a importância de ir votar no dia 7 de Junho.

Sem comentários:

Enviar um comentário