segunda-feira, 23 de março de 2009

Mais olhos do que barriga

Curto post sobre a Maratona de Roma, um relato mais detalhado fica para amanhã...

O dia estava perfeito, saí na frente da corrida e sentia-me bestialmente bem. Quando vi passar os balões das 3h00, decidi segui-los. Sabia que era demasiado rápido para mim, mas pensei que poderia segui-los até à meia-maratona e depois fazer o resto calmamente. Uma vozinha bem me dizia que era uma asneira e que nas maratonas as asneiras pagam-se caras.

Resultado, uma meia-maratona em pouco mais de 1h30 (o meu record pessoal) e uma segunda parte desastrosa, sobretudo a partir do km 35. Antes do km 40 fui até obrigado a parar com uma pontada do lado direito (dor de burro) que pura e simplesmente me paralisou. Depos de uns exercícios e de baixar o ritmo cardíaco, lá consegui arrastar-me até à meta. Levei 15 minutos para fazer os últimos 2,195km.
E assim acabei com 3h21m16s (tempo real), o meu segundo pior tempo.

Conclusão: se fizermos tudo certinho, nunca temos a certeza de que tudo vai correr bem numa maratona. Se fizermos asneira, temos sempre a certeza de que a pagamos a preço de ouro.

Relato e fotografias num próximo post.

2 comentários:

  1. Viva, Amigo Fernando. Parabéns por mais uma Maratona no seu corrículum.
    Fico ansioso por ler o seu relato mais completo.Mas pela introdução que faz, a "fasquia" terá sido colocada um bocadinho alta, pelo que a 2ª Meia se tornou "penosa". Mas a sua conclusão é excelente : "mesmo fazendo tudo certinho, não temos a certeza que tudo vai correr bem, mas se fizermos asneira teremos de a pagar a preço de ouro". O problema está em "detectar" quando estamos a cometer a asneira, (que normalmente está associada à ambição). Ou nos aguentamos e fazemos uma grande marca, ou damos um estoiro monumental.
    Mas vendo o lado positivo da questão :- 3,21 só sabe a decepção quando comparado com o tempo "canhão" da 1ª Meia, porque no fundo, é uma marca que faz "inveja" a muita gente. Confesso que eu muito gostaria de voltar a fazê-la.
    Por isso, acho que é merecedor das minhas sinceras felicitações.
    Grande Abraço.
    FA

    ResponderEliminar
  2. Pois... de facto ir bater o record na marca à meia numa maratona... não lembra a ninguém...

    Mas na hora cada pessoa reage à sua maneira, e nem sempre o racional prevalece.

    O importante é que acabou sem estragos de maior (assim espero e desejo). E que, como em tudo na vida, os erros sirvam para aprendermos.

    Uma boa recuperação é o que lhe desejo

    Ana Pereira

    ResponderEliminar