terça-feira, 12 de maio de 2009

Resultados oficiais

Os resultados oficiais da Maasmarathon confirmam a minha sensação durante a prova. Como ontem relatei, tinha ficado com a impressão que mesmo na parte final em que tinha reduzido drasticamente a passada continuava a ultrapassar mais atletas do que aqueles que me passavam a mim.

Com efeito, aos 10km passei na 158a posição, à meia-maratona na 134a posição, aos 30 km na 119a posição e acabei a prova na 98a posição, num total de 611 atletas classificados (menos do que eu tinha pensado).

Este facto deve-se sem dúvida a três factores: o piso bastante plano da prova, que leva a sobreavaliar as capacidades, o calor que se fez sentir e o vento de frente nos últimos 7 km.

Não deixa de ser curioso verificar que só o 17° classificado consegue fazer o mesmo tempo na primeira e na segunda parte da prova. Todos os que o antecedem na classificação estão em "positive split" acentuada. O vencedor, por exemplo, passa aos 21 km em 1h08m20s e acaba em 2h21m.

As estatísticas provam assim mais uma vez a dificuldade em gerir o esforço numa prova com estas características.

Por fim, de referir que o primeiro da minha categoria (mais de 50 anos) acabou em 2h51m. Com o meu tempo de 3h20, coloco-me num honroso 8°lugar da minha categoria, entre 70 atletas classificados. Nesta categoria, os tempos medeiam entre as 2h51m do vencedor e as 5h06m do último classificado da categoria.

3 comentários:

  1. Meu caro
    parabéns por mais uma maratona corrida (de trás para a frente), pelo bom tempo que fez e pela excelente classificação.
    Parabéns mais uma vez.
    Boa recuperação.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Amigo Fernando
    Não há dúvida que o seu esforço foi muito bem gerido. E se conseguiu ser o 8º do seu escalão, com 3,20, se tivesse estado na Carlos Lopes, tinha-me "destronado" com a maior das facilidades (pois somos do mesmo escalão -por enquanto)eheheh.
    Ainda me custa a crer que tenha sido o 1º V3

    Grande abraço
    FA

    ResponderEliminar
  3. Caro Fernando
    Obrigado pelas palavras e parabéns pela excelente maratona.
    Força na preparação da próxima.
    Abraço
    AB - Tartaruga

    ResponderEliminar