quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Parabéns ao Nelson!


Depois das péssimas notícias referentes à equipa Liberty Seguros, é bom falar de ciclismo sem ser para lamentar mais um caso de doping.

O Nelson Oliveira conquistou a medalha de prata no contra-relógio de sub-23 dos Campeonatos do Mundo de ciclismo de estrada, que se disputam em Mendrisio, na Suíça (ver aqui).

Está pois de parabéns este jovem atleta português.

Ainda a tendinite

Ontem fui a um médico do desporto, desta vez dos Hospitais Universitários St Luc, em Bruxelas.

Prometeu resolver o problema em 3 meses, desde que eu cumpra o programa que vai estabelecer. Segundo ele, o mero descanso não permite reparar as lesões do tendão. Dada a sua estrutura (praticamente sem vasos sanguíneos) este demora muito a recuperar de uma lesão. Assim, mesmo depois de meses de descanso, quando solicitado novamente, recomeçam as dores, provavelmente ainda agravadas. A solução passa por uma verdadeira recuperação do tendão, que não é possível apenas com alguns meses de descanso.

No programa: 3 sessões de mesoterapia, 9 sessões de fisioterapia por um especialista do mesmo hospital e 9 sessões de "ondas de choque" (não faço ideia do que isso seja). Para além disso, a partir de dada altura, haverá um rigoroso programa de exercícios físicos específicos para reforçar o tendão.

Entretanto, durante o tratamento, proibição de parar a actividade física: bicicleta e aqua-jogging no programa para os próximos meses. Correr em piscina vai ser uma nova experiência: imagino que deve ser difícil, dada a resistência da água. E sobretudo, temo que se tenha um ar deveras ridículo a correr com uma bóia na cinta...

De qualquer forma, agora respeitarei à letra o programa. Se tudo correr bem posso recomeçar a treinar em Janeiro. Maratona à vista em Maio?

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Má fortuna...

Custa escrever num blogue dedicado à corrida quando se está impedido de correr...

Pois é, a tendinite regressou em força. Depois de duas semanas de retoma lenta durante as férias, as dores eram demasiado fortes, vi-me obrigado a parar. Já não vai haver maratona de Outono este ano, consolo-me a pensar que deverá ser possível preparar uma maratona para o final de Maio de 2010.

Entretanto, porque parar completamente seria demasiado penoso, vou fazendo "spinning" em sala de ginástica e bicicleta de estrada ao fim-de-semana. Talvez devesse parar também a bicicleta, mas não quero nem pensar nisso.

Durante as férias, fiz as ascensões previstas às montanhas do Tour de France, foi fantástico, nomeadamente o "col de l'Izoard" (nos Alpes) e o "col du Tourmalet" (nos Pirinéus).

Em Portugal fiz vários percursos no Minho, nomeadamente Fafe-Vieira do Minho-Serra da Cabreira-Salto-Cabeceiras-Fafe que me deixou água na boca. 80 km de paisagens fabulosas! E a ascenção da Serra da Cabreira não é pêra doce: mais curta que nos Alpes, mas com uma inclinação mais do que razoável... Pena que a sinalização (para ciclistas) seja totalmente inexistente.

Há ali um filão turístico por explorar.